OFICINAS PEDAGÓGICAS

 

As oficinnas aqui disponibilizadas podem ser usadas/reproduzidas livremente por professores(as), pesquisadores(as) e alunos(as) que se interessem pela temática.

***

OFICINAS PEDAGÓGICAS HISTÓRIA E ANÁLISE MIDIÁTICA

Propomos aprofundar a reflexão teórica e metodológica sobre como analisar diferentes recursos midiáticos. Esses recursos estão presentes cotidianamente nas nossas vidas, seja profissional, seja pessoal. Nos deparamos todos os dias com uma quantidade imensa de produtos da mídia que trazem em si um cabedal de produção ideológica que na maioria das vezes reduz nossas condições de compreender a realidade.

 

Clique aqui para baixar o programa da oficina.

 

***

 

OFICINA PUBLICIDADE, MARCA E CONSUMO

O objetivo desta oficina é preparar os professores para produzirem discussões e intervenção na realidade escolar sobre MÍDIA e EDUCAÇÃO, mais propriamente, sobre os Conglomerados, as relações sociais e a produção mercadológica de marca, valor e publicidade.

 

Clique aqui para baixar o programa da oficina.

 

***

 

 

OFICINA PEDAGÓGICA INTERNET: USOS CRÍTICOS

A proposta da oficina foi a de pensar questões relativas a utilização de software livre e das novas tecnologias da informação e da comunicação, particularmente a internet, e sua importância para educação, em especial para o ensino de história.

Procuramos realizar as oficinas (duas no total- 8 horas) propondo discussões sobre a importância do uso do software livre como ferramenta pedagógica, analisando a organização e a administração da internet (em âmbito internacional e nacional), destacando suas vinculações com as estruturas econômicas e sociais.

 

Clique aqui para baixar o programa da oficina.

 

***

 

OFICINA PEDAGÓGICA DOCUMENTÁRIOS HISTÓRICOS

Muito embora as imagens apresentem um grande alcance social por meio da mídia faltam-nos instrumentos para compreendê-la. De maneira geral somos consumidores de imagens sem meios para entender como elas são criadas, por que e com quais interesses. A importância deste projeto reside no esforço de oferecer algumas ferramentas de análise das imagens a partir de atividades relacionadas ao ensino de História.

 

Clique aqui para baixar o programa da oficina.

 
audemars piguet replica

Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

RSS

Noticiar as lutas, apoiá-las, pensar sobre elas
  • Teses sobre a situação atual
    Após Brest-Litovsk, alguns comunistas debateram seus receios com os rumos da revolução; raramente se viu compreensão tão certeira dos fatos do momento […]
  • Faz cara de luta
    Dia de paralisação. Estudantes vão acompanhar os sindicalistas no piquete durante a madrugada. “Vamos tirar uma selfie?”, sugere um. “Faz cara de […]